VOLTAR PRO BLOG DISTRITAL

Evangelismo Distrital

Ide ... fazei discípulos ... ensinando-os ... e eis que estou convosco. Mateus 28:19-20

Classes Bíblicas

Atualizado em 28.04.2011
Descrição do Projeto
O projeto de Evangelismo baseado em Classes Bíblicas possibilita aos cristãos uma melhor interação com o grupo de estudantes da Bíblia, melhor compreensão das dúvidas em grupo e estabelece conceitos primários de grupos pequenos, essencial no discipulado.

Duração do Projeto

O projeto tem um cronograma de 7 meses distribuídos em:
  • 1 mês de oração intercessora e de preparação espiritual. 
  • 21 dias de convites, promoção e quebra-gelo. 
  • 4 meses de estudo da bíblia em assuntos específicos. 
  • 1 semana de Evangelismo de Colheita. 
  • 1 mês de acompanhamento, como etapa inicial do discipulado efetivo entre membro e novo converso, que dura toda a vida cristã.
Envolvimento do membro:

Para cada classe bíblica temos que ter pelo menos 5 pessoas envolvidas.
  1. Orador Oficial, que passará as lições bíblicas e será responsável pelo estudo e compreensão das lições. 
  2. Recepcionista Anfitrião, responsável pelo Evangelismo da Amizade, na abertura do programa, nos momentos de interação e dinâmicas de grupo e na visitação dos estudantes da Bíblia. 
  3. Intercessor, que será responsável pelas orações intercessoras. 
  4. Dois membros mais inexperientes como equipe de apoio, que ajudarão a classe bíblica funcionar, prestarão auxilio aos demais membros, principalmente na execução das classes bíblicas e visitações. 
Foco

O foco principal do programa está fundamentado em 4 pilares:
  • Oração intercessora pelos membros que estão estudando a Bíblia. Todos os dias os membros envolvidos na classe bíblica deverão tomar pelo menos 30 minutos de oração pelo projeto, orando e intercedendo a Deus para que os estudantes da Bíblia sejam libertos de Satanás. Sem oração, a pregação é falha, pois quem convence é o Espírito Santo. As pessoas tem o direito, pelo seu livre arbítrio de não aceitar a mensagem: a oração intercessora fará com que Deus através de quem está orando, toque com o Espírito Santo na mente e percepção da pessoa, para que ela sinta vontade de entender e desejo de mudança.
  • Estudo claro das Escrituras. Nunca passe para um estudo seguinte, sem ter feito 3 coisas: 
          a. Explicar detalhadamente o conteúdo da lição. Dessa forma, não haverá dúvidas que
              deixarão impasse na hora da tomada de decisão.
          b. Permitir a opinião do estudante. A verdade liberta o cativo aos poucos. Não permitir que
              ele dialogue, muitas vezes exprimindo opiniões e criando objeções, faz com que o            
              estudante crie barreiras desnecessárias no aprendizado. Deixe-o falar. Responda usando as
              escrituras. Só passe ao próximo ponto, quando o ponto em questão for esclarecido.
          c. Nunca deixar de fazer apelo. Os apelos devem ser feitos em cada lição, progressivamente,
             de forma a quando ele terminar os estudos, teremos uma convicção do que foi aprendido
             e a aceitação da vontade de Deus em sua vida.
  • Evangelização. Nunca deixe de vista a ordem e Cristo de “ir pregar o evangelho ... a todo mundo”. Não se importe com batismos e sim com pregação da palavra de Deus. Muitos que hoje não se decidem, tem em seu coração uma semente do evangelho plantada, que um dia frutificará. Os alvos devem ser alcançados, mas o fim nunca justificará os meios: devemos pregar a todos e orar para que Deus os convença. Se o trabalho for bem feito, haverá frutos. 
  • Discipulado. Não existe pior coisa do que ver alguém se batizando e logo em seguida virar um “órfão espiritual”. O trabalho que termina no batismo exige um novo processo que conhecemos por discipulado. O trabalho de discipular é tão importante quanto o de pregar.


       Podemos resumir esses quatro pilares em 4 passos:

   1. PROJETOS DE ORAÇÃO ▶ PREPARAÇÃO
   2. TRABALHO DE CAMPO  ▶ PREGAÇÃO
   3. EVANGELISMO        ▶ PROCLAMAÇÃO 
   4. CONSERVAÇÃO        ▶ PRESERVAÇÃO



1) PREPARAÇÃO |
    Projetos de Oração Intercessora 
        4 semanas
"A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de
graça a pode substituir, e a saúde da alma ser conservada. A oração põe a alma em imediato contato
 com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa."
Obreiros Evangélicos, págs. 254 e 255. 

PRIMEIRA SEMANA 
Oração individual de reconsagração.

Nesta primeira parte do projeto, passaremos uma semana orando todos os dias em um horário pré-estabelecido, buscando consagração individual para realizar o trabalho de evangelismo. Pelo menos 1 hora por dia, dividido em não mais que quatro períodos de 15 minutos, em contato com Deus, pedindo perdão dos pecados, libertação de vícios e pecados acariciados e reconsagração. Esse momento é um momento individual. Deve ser feito fora os momentos de culto e meditação com a família. Faça um plano com Deus e experimente essa aproximação.

SEGUNDA SEMANA 
Oração pelo pecador a ser levado aos pés de Cristo.

“O próprio Deus deu origem aos planos para o avanço de Sua obra, e tem proporcionado a Seu povo um
 excesso de meios, a fim de que, quando Ele pedir auxílio, alegremente possam atender.” 
Review and Herald, 14 de julho de 1904. 

Temos que compreender que este é um plano de Deus. Não é errado em ir atrás dos amigos, e das pessoas para oferecer-lhes estudo bíblico. Mas desta vez, passaremos a próxima semana clamando a Deus que Ele envie as pessoas que iremos falar do Seu amor. Na verdade, o sistema não será alterado. Iremos atrás de pessoas para estudar a Bíblia, mas antes, entretanto, iremos orar a Deus para que ele prepare o caminho e os corações. Experimentaremos os propósitos de Deus para nossas vidas, neste trabalho evangelístico. A oração tem PODER! Poder de livrar cativos, de irromper barreiras, de trazer pecadores até você, para aprenderem de Deus.

TERCEIRA SEMANA 
Oração e Jejum pelas frentes de trabalho.

“Não é este um tempo em que seria muito apropriado jejuar e orar perante Deus? Estamos em perigo de
haver discórdia, em perigo de tomar atitudes num ponto controvertido; e não deveríamos buscar ao Senhor
em sinceridade, com humilhação de alma, a fim de que saibamos que é a verdade?” 
Mensagens Escolhidas – vol. I, 414 

Aqui chegamos ao ponto de unirmos com a igreja em oração e jejum. Preparamos nossa vida, clamamos para que Deus preparasse o caminho ...chegou agora o momento de juntos orarmos pelo trabalho. Promoveremos na sexta-feira um dia de jejum, na parte clara do dia (6-18hs), para preparar nosso espírito e ânimo para o trabalho de pregar o Evangelho Eterno.

QUARTA SEMANA 
Oração pelo reavivamento da igreja.

A Igreja toda orando pelo projeto que está prestes a começar. No sábado, as 4:00hs da manhã faremos uma vigília de oração, por todos aqueles que serão convidados a estudar a bíblia. As 7:30hs todos os irmãos tomarão um desjejum juntos na Igreja e as 8:00hs (uma hora mais cedo que o habitual) começaremos a escola sabatina. O culto, neste dia, termina uma hora mais cedo.

“O Senhor tem interesse especial nas famílias de Seus filhos aqui de baixo. Os anjos oferecem o
fumo do incenso fragrante em prol dos santos que oram.”
Manuscrito 19, 1900.


2) PREGAÇÃO |
    Trabalho de Campo

FASE 1 - 21 dias


Depois de orarmos por nós mesmos, pelos futuros estudantes da Bíblia e por nossa Igreja e programação, chegou o momento do convite.

Nas próximas 3 semanas, estaremos visitando amigos, parentes, ex-membros da Igreja que moram nas imediações de onde será realizado a Classe Bíblica e fazendo convites para estudar a Bíblia.

Use a seguinte abordagem:

1. Primeira semana. Visite, sem compromisso as pessoas. Comente sobre os últimos acontecimentos, sobre as noticias desse mundo mau e os leve a refletir se existe esperança. Não os convide ainda.

2. Numa segunda semana, próxima visita, pergunte se ele não quer saber mais sobre os assuntos que nos cercam, sobre os acontecimentos, sobre duvidas que ele tenha com relação a Deus e a Bíblia. Então diga que na próxima vez você trará um convite especial.

3. Procure saber um horário e dia em comum que seja bom para todos eles participarem.

4. Na terceira semana, você deve programar a abertura da Classe Bíblica. Se possível:
  1. Faça um convite personalizado e individual. 
  2. Faça uma pequena festa, convidando esses amigos para participarem. 
  3. Se eles tiverem crianças, convide-os para o Clube de Desbravadores, Classe do Ministério Infantil etc. O programa das Classes Bíblicas não é destinado a juvenis e adolescentes, somente Jovens e adultos, acima de 15 anos. O Clube de Desbravadores tem que ter um programa de Classe Bíblica para essa faixa etária. 
  4. Apresente um vídeo interessante, cante algumas musicas e convide-os para estarem no mesmo local na data e horário pré-estabelecido para darem inicio à Classe Bíblica, na próxima semana. 
Melhor fazer duas Classes Bíblicas do que uma com mais de 10 pessoas. Quanto mais gente, mas difícil de estudar, mais objeções, mais indagações etc. O ideal é que tenhamos 2 pessoas para cada um dos líderes da equipe (proporção de 2 por 5 = 10 pessoas)

As vezes 2 dias por semana seriam o suficiente para dar assistência a essas pessoas. Como a classe bíblica nos preserva de ter que falar a mesma coisa para varias pessoas, 2 ou 3 vezes por semana seria um excelente trabalho missionário para cada equipe.

Os programas devem ter no máximo 1 hora de duração. Avise isso antecipadamente.


FASE 2 - 16 semanas de Estudo Bíblico


O Estudo Bíblico que será usado é o OUVINDO A VOZ DE DEUS, que tem 27 lições, do qual abordaremos 17 assuntos, distribuídos em 16 encontros.

Em cada encontro será entregue uma guia de estudo para o participante, que deverá responder e tirar suas dúvidas no programa. Uma bíblia será emprestada para que ele leia. Ao final, quem participar dos 16 encontros, ganha a Bíblia de Presente. Para os que se decidirem pelo batismo, a Bíblia estará no Kit de Boas Vindas do novo membro.

Alguns detalhes primordiais:

1. Tenha um horário fixo de programa. Alterações em data e hora, geram motivos para falta. Planeje de tal forma que naquele dia da semana e horário, não tenha conflito com nenhum outro programa.

2. Comece no horário, não atrase! Sermos pontuais reflete na seriedade do programa.
3. Tenha horário para terminar e cumpra! Se algum dos membros interrompe demais o programa, peça com gentileza para ele guardar as dúvidas para o final e siga normalmente com o estudo. Ao final, ele e os que tiverem dúvidas ficarão para suprimi-las. As vezes Satanás usa um dos estudantes para atrasar e dificultar as lições. Tenha tato com isso.

Antes da Classe Bíblica, não esqueça:

1. Cada membro do grupo deve ser responsável pela oração intercessora de alguns dos estudantes. Divida entre os membros cada nome.

2. Cada membro do grupo também ser responsável por uma quantidade de membros. Um dia antes do estudo deve entrar em contato com o estudante da bíblia, e se sentir que existe algum empecilho ou desculpa para faltar, ele deve ir pessoalmente persuadi-lo a estar na classe bíblica. Lembre-se que é uma luta entre Deus tocando em seu coração e o inimigo criando obstáculos.

3. Não basta apenas “chamar”, tem que estar presente. Aqui começa o evangelismo da amizade. Quanto mais eles se sentirem bem com os membros da liderança da Classe Bíblica, mais identificação e convicção eles criarão no programa.

A classe bíblica começa com o estudo das lições de acordo com o esquema abaixo:

Mês 1 | Lições introdutórias

Bíblia (1) - ênfase: na palavra de deus como regra de fé e a confiança que devemos ter na revelação de Deus.
A verdade sobre a Morte (9) - ênfase: a questão da esperança para a morte e ressurreição.
Nova Terra (10) - ênfase: promessa de um lugar perfeito para aqueles que entregam sua vida à Deus.
O Dízimo e as Ofertas (20 e 21) - ênfase: mordomia cristã, correta noção dos dízimos e ofertas

Mês 2 | Lições sobre Salvação e Volta de Jesus

Origem do Mal (3) - ênfase: explicação para o mal e apresentar o grande conflito entre Deus e Satanás.
Plano da Salvação (4) - ênfase: redenção em Cristo, através de Seu sacrifício na cruz – salvação!
Sinais da Volta de Cristo (6) - ênfase: aproximação da volta de cristo, com base nos sinais atuais.
Volta de Jesus (7) - ênfase: o cumprimento da promessa de Cristo e a necessidade de estarmos prontos.

Mês 3 | Lições sobre Lei de Deus

O Juízo (13) - ênfase: a base do julgamento de Deus, os livros, e a necessidade de estarmos em dia com Ele.
A Lei Moral (15) - ênfase: a liberdade e proteção que os 10 mandamentos nos oferece e sua validade.
O Mandamento Esquecido (16) - ênfase: a validade do 4º mandamento.
Do Sábado para o Domingo (17) - ênfase: a apostasia da igreja ao menosprezar 1 dos 10 mandamentos.

Mês 4 | Lições distintivas dos ASD

O Santuário de Deus (12) - ênfase: o trabalho expiatório e sacerdotal de Cristo, plano da salvação.
Princípios de Saúde (18) - ênfase: diferencial de seguir normas de saúde descritas na Bíblia.
Dom de Profecia (19) - ênfase: o ministério profético, sua validade e importância nos dias atuais.
Princípios de Vida Cristã (24) - ênfase: modéstia cristã no se portar e se relacionar.

Em cada encontro, não se esqueça de:

1. Ser caloroso nas boas vindas e fazer de tudo para que o estudante da bíblia se sinta confortável. Providencia cadeiras, iluminação e ventilação adequada. Sempre que precisar achar um verso, a equipe de apoio deve estar a postos para ajudar.

2. Nunca passe para outra questão sem ter a atual completamente respondida. A convicção no que está sendo ensinado, vai solidificar sua decisão.

3. Ao terminar o estudo, tenha a mesma simpatia da recepção, para que ele sinta vontade de voltar. Sempre comece e termine com uma oração e nunca deixe de pedir para que ele “assine” seu voto no final do estudo.

No último mês, nas 4 ultimas lições, faça um convite para eles estarem na semana de colheita. Importante que a medida que se estuda a Bíblia, façamos apelos progressivos e dessa forma, tentemos criar uma base para o apelo da Semana de Colheita. Os mais receptivos devem ser convidados para o batismo na semana. Os demais, oremos para no decorrer da semana se decidirem.

PROGRAMA DA CLASSE BÍBLICA

Momentos que antecedem, deixe um vídeo com musicas tocando.
Antes da abertura é o momento de recepção, confraternização etc.

03:00 Abertura, boas vindas, musica ara iniciar e oração inicial.
05:00 Momento para 1 ou 2 pedidos especiais ou agradecimentos (testemunho).
03:00 ‘Recolhimento da lição anterior, distribuir nova lição, breve introdução.
25:00 Estudo da Lição.
05:00 Tira dúvidas, perguntas e respostas etc.
04:00 Despedida, agradecimentos, oração final.
Ao final, uma vídeo musical passando e despedida calorosa.

Em alguns estudos esse tempo pode extrapolar, mas jamais passe de 1 hora.




3) PROCLAMAÇÃO |
    Evangelismo de Colheita
        1 semana

O programa de visitação e convite começa um mês antes do Evento. O momento é de intensificação das orações intercessoras.

1 semana antes                                   

Se possível, a Igreja pode bancar 1 obreiro para estar neste período de 1 mês (2 semanas antes para ajudar na propaganda, visitação dos membros em decisão e visitação dos demais participantes de todas as classes bíblicas, na semana de Colheita e 1 semanas depois)

A igreja deve selecionar as equipes:
  1. Recepção, que estará todos os dias 30 minutos antes do evento, recepcionando cada visitante, estudante ou não, ajudando em suas necessidades e sendo calorosos, no começo e no final do programa. 
  2. Sonoplastia, que deve estar 1 hora antes do evento, deixando som, vídeo e áudio pronto para começar o programa. ½ hora antes, tocar musica ambiente e 15 minutos antes do programa vídeos de musicas e testemunhos. 
  3. Musica, responsável pela mensagem musical inicial e de apelo, momentos de louvor, distribuição de coletâneas, se houver etc. 
  4. Oração Intercessora, responsável pela oração de 1 hora antes do programa até o final. 
Deve haver uma distribuição em massa de folhetos da Igreja na vizinhança da Igreja, promovendo e convidando para o programa especial.

Todos os ex-membros devem ser convidados a participarem do programa.

Na semana                                         

Trabalho dos irmãos: ajudarem na execução do programa, através das equipes.

Trabalho do obreiro: visitação e fechamento de apelos batismais, preenchimento de Fichas e tirar as dúvidas dos estudantes.

Envolvidos nas Classes Bíblicas: visitação aos seus estudantes diariamente e convite para participarem do programa a noite.

Temas da Semana de Colheita, diariamente, das 19:30 às 21:00:


CALENDÁRIO HOMILÉTICO

Domingo       Tema – Origem do Mal
                       Palestra – POR QUE OS INOCENTES SOFREM?
                       Desafio – Prisão do Diabo por 1000 anos!
                 10 minutos: Como Adiar Seu Funeral I

Segunda        Tema – Plano de Redenção
                       Palestra – UMA HISTÓRIA DE AMOR
                       Desafio – Como Obter Forças para Enfrentar o Problema
                       Questionário V ou F (brindes)
                 10 minutos: Como Adiar Seu Funeral II

Terça              Tema – Juízo de Deus
                       Palestra – A CAVEIRA QUE DENUNCIOU UM CRIME
                       Desafio – Como se Livrar do Sentimento de Culpa
                       Questionário V ou F (brindes)
                 10 minutos: Sociedade com um Milionário I

Quarta           Tema – Sinais da Volta de Jesus
                       Palestra – 2012... O MUNDO VAI ACABAR?
                       Desafio – Céu ...  Fato ou Ficção?
                       Questionário V ou F (brindes)
                 10 minutos: Sociedade com um Milionário II

Quinta            Tema – A Lei de Deus
                       Palestra – O ANIVERSÁRIO DA MÃE DE ADÃO
                       Desafio – R$ 500 por um Texto Perdido!
                       Questionário V ou F (brindes)
                 10 minutos: Podem os Vivos Falar com os Mortos?

Sexta              Tema – Apelo
                       Palestra – SEM LUGAR PRA SE ESCONDER
                       Desafio – O Melhor Amigo do Diabo
                       Questionário V ou F (brindes)
                 10 minutos: O Culpado é o Sr. X!
                       SE POSSÍVEL BATISMO DEMONSTRATIVO COM TESTEMUNHO

Sábado          Tema – Apelo
                       Palestra – 4 COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER
                       Desafio – O Homem que Nasceu com o Cabelo Branco
                       Questionário V ou F (brindes)
                 10 minutos: Cama Pequena e Cobertor Curto
                       SE POSSÍVEL BATISMO DEMONSTRATIVO COM TESTEMUNHO

Domingo       Tema – Batismo
                       Palestra – MILHÕES POR UMA PÉROLA
                       Desafio – Lagartas Voadoras

1 semana depois                                  

Começa o trabalho de discipulado dos irmãos da Igreja.

Finaliza o trabalho do Obreiro para últimos apelos (15 dias) e visitação dos novos conversos. Semanalmente o Obreiro e um membro, seu guardião, entregarão um presente. Serão 4 presentes:
  1. A Lição Condensada da Escola Sabatina. 
  2. O Envelope de Dízimo e instruções de Ofertas. 
  3. DVD com cânticos para o Pôr do Sol, juntamente com o Guia de estudos. 
  4. Fotos e Vídeos do seu batismo, juntamente com sua Bíblia e Certificado Batismal. 
15 dias após o término da Semana de Colheita, o pastor irá realizar, caso exista candidato, um novo batismo, no dia de domingo, para finalizar o processo de Evangelismo.





4) PRESERVAÇÃO |
    Conservação do Novo Membro

FASE 1 - 4 semanas


A seguir, descreveremos passo a passo de como o membro novo será mentoreado por um membro da Igreja, e discipulado. 

GUARDIÕES DA FÉ

Tarefas Dia-a-Dia | Semana 1

Domingo – Dia do seu batismo. Você vai ficar com ele após o programa e acompanha-lo até sua casa. Converse sobre a alegria de como foi sua conversão, batismo e como está sua vida pessoal depois de aceitar Cristo.
Segunda – Passar na casa do novo membro, fazendo-lhe uma rápida visita.
Terça – Orar 30 minutos pelo novo membro.
Quarta – passar em sua casa e ir junto com ela para o culto.
Quinta – Usar algum meio não presencial (e-mail, torpedo, mensagem na caixa de correio etc.) e deixar uma mensagem dizendo quão importante ele é para nossa família cristã adventista.
Sexta – Convidá-lo para o Culto de Por do Sol em sua casa e explicar com bastante carinho por que guardamos o sábado de um por do sol ao outro e o que devemos fazer nas horas sabáticas.
Sábado – Convida-lo para estar em sua Classe da Escola Sabatina. Falar da importância da Lição e se colocar a disposição para o estudo diário.

Tarefas Dia-a-Dia | Semana 2

Domingo – Convida-lo para almoçar em sua casa.
Segunda – Usar algum meio não presencial (e-mail, torpedo, mensagem na caixa de correio etc.) e deixar uma mensagem dizendo quão importante ele é para nossa família cristã adventista.
Terça – Combinar de estudar a lição da escola sabatina juntos.
Quarta – Passar na casa do novo membro, fazendo-lhe uma rápida visita. Falar sobre os dízimos e ofertas. Ajuda-lo a preencher um recibo de entrega dos dízimos. Tirar suas dúvidas. Dar um testemunho de sua fidelidade e bênçãos que recebeu de Deus por ser fiel.
Quinta – Orar 30 minutos pelo novo membro.
Sexta – Convidá-lo novamente para o por do sol. Explicar por que não estudamos, compramos e vendemos no sábado. Orientá-lo sobre as questões de necessidade ou emergência que surge no sábado. Intuito de ajuda-lo a entender sobre o sábado como dia especial.
Sábado – Convidá-lo para almoçar em sua casa. Durante a refeição falar sobre a questão do “Corpo como templo do Espirito Santo”. Dizer por que não bebemos, fumamos, comemos carne de porco etc. Tirar suas dúvidas.

Tarefas Dia-a-Dia | Semana 3

Domingo – Convidá-lo para um momento social: jogar bola, praticar uma caminhada, comer um lanche ou pizza depois do culto etc.
Segunda – Orar 30 minutos pelo novo membro.
Terça – Passar na casa do novo membro, fazendo-lhe uma rápida visita.
Quarta – Ir junto com ele para a Igreja. Explicar a importância do culto de Oração. Dar um testemunho de como a oração foi essencial em sua vida em algum momento.
Quinta – Usar algum meio não presencial (e-mail, torpedo, mensagem na caixa de correio etc.) e deixar uma mensagem dizendo quão importante ele é para nossa família cristã adventista.
Sexta – Combinar um por do sol na casa dele. Deixa-lo a vontade para dirigir o por do sol e pedir que ele convide alguns amigos ou parentes para participarem juntos. Dar um testemunho sobre o sábado em sua vida.
Sábado – Passar na asa dele para ir à Igreja. Sentar na mesma classe da Escola Sabatina. Incentiva-lo a dar sua opinião no estudo em Classe.

Tarefas Dia-a-Dia | Semana 4

Domingo – Combinar com mais alguns Guardiões da Fé e fazer um junta panelas. Não deve ser um grupo muito grande, apenas mais 2 ou 3 novos conversos.
Segunda – Fazer uma rápida visita, falar sobre os pequenos Grupos e convidá-lo a participar em um, junto com você.
Terça – Usar algum meio não presencial (e-mail, torpedo, mensagem na caixa de correio etc.) e deixar uma mensagem dizendo quão importante ele é para nossa família cristã adventista.
Quarta – Orar 30 minutos pelo novo membro. Mandar um recado através de um e-mail, torpedo, recado escrito que você orou por ele naquele dia. Escrever palavras bonitas que o motivem na nova fé.
Quinta – Passar na casa do novo membro, fazendo-lhe uma rápida visita.
Sexta – Leva-lo a uma casa de outro membro que se batizou, junto com outro Guardião da Fé, para fazerem o culto do por do sol juntos.
Sábado – Convidá-lo para visitar alguns ex-membros. Pedir que ele conte sobre sua conversão e sobre sua felicidade de ter se batizado. Ao final fazer um apelo de volta ao ex-membro.

Repetir as tarefas de segunda a sexta durante 6 meses. Use sua criatividade. O importante é que diariamente o novo membro se sinta “lembrado”, “valorizado” e que ele sinta-se bem no novo circulo de amizade.

Faze-lo, aos poucos, participar das atividades da igreja, como Classe da Escola Sabatina, Clubes de Jovens ou Desbravadores, Pequenos Grupos, atividades sociais da Igreja etc. é fundamental. O Guardião da Fé tem um papel fundamental nisso.


FASE 2 - O resto de sua vida cristã


Desenvolvendo Dons
Envolvendo o novo membro

Cargos (auxiliares) na Igreja
Importante que desde muito cedo se dê responsabilidades mais simples e flexíveis aos membros novos. Por exemplo: auxiliar no som, diácono, secretário da classe na Escola Sabatina, um dos professores auxiliares das classes do Ministério Infantil, secretario de algum departamento.

Não devemos coloca-los em nenhum cargo que seja necessário participar das Comissões.
Deixa-lo passar 1 ou 2 dias da lição da escola sabatina, convida-lo para ser um dos Conselheiros no Clube de Desbravadores, ser um dos assistentes da diretoria da escola sabatina, orar, passar Informativo Mundial, participar da plataforma ... e outras muitas tarefas pequenas, para que se envolvam.

Envolvimento em departamento de acordo com sua Faixa Etária:
Sociedade (Clube) Jovem
Clube de Desbravadores
Ministério da Melhor Idade
Música
Coral Jovem do Distrito
Clubes de Líderes Jovem e de Desbravadores

Reforçando Aprendizado
Novas Classes Bíblicas

Participar de um Curso do Apocalipse como reforço para os novos batizados e preparação para novo evangelismo.
Ajudar na elaboração, execução e participar ativamente de domingos evangelísticos na Igreja.


Discipulando
Trabalho Missionário e Evangelístico

Preparando o membro para nova fase de Evangelismo em Classes Bíblicas, mais um ciclo deste projeto.

Ser um parceiro de uma dupla missionária e ser convidado pelo seu Guardião da Fé para visitação dos membros e membros afastados.

Desenvolvimento da Amizade Cristã em Células
Grupos Pequenos

Participar em um Pequeno Grupo.


acesso gratis -
v i s i t a n t e s